LEIA, APÓIE E ASSINE!
Manifesto da Plenária Unificada de Estudantes, TAEs e Docentes
“EM DEFESA DA VIDA E DO AMPLO DEBATE ANTES DA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE RETOMADA DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS!”
Estudantes, TAEs e Docentes debatemos, em plenária realizada em 26 de agosto, o atual contexto configurado pela aprovação do Plano de Retomada das Atividades Presenciais e seus desdobramentos nas diferentes unidades do CEFET-MG.
Foi claramente destacada, pelo conjunto das falas, a necessidade de uma ampla discussão do Plano de Retomada envolvendo todos os segmentos da comunidade escolar, por meio de uma plataforma virtual que possibilite aos participantes se manifestarem oralmente. De forma específica e especial, o(a)s estudantes presentes afirmaram que tiveram mínima ou nenhuma participação nas instâncias de elaboração e decisão do Plano. Por meio do Conselho Central de Grêmios exigem serem ouvido(a)s, de forma a repercutir o que tem sido discutido pelo movimento estudantil organizado sobre o retorno às atividades presenciais.
Embora TAEs e docentes contassem com representação efetiva na elaboração e aprovação do Plano de Retomada, foi entendimento compartilhado que as entidades representativas desses segmentos não têm sido consideradas quando repercutem junto ao Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE) e ao Conselho Diretor (CD) as discussões e deliberações de suas Assembleias de base. Esse sujeito coletivo é fundamental para a realização da democracia na Instituição e, em nome dessa democracia, cobra respostas às mensagens enviadas a esses Conselhos e o reconhecimento por essas instâncias da importância de um diálogo regular com as entidades sindicais e as elaborações dos coletivos que representam. (…)
Leia a íntegra do manifesto que contém o posicionamento das entidades e também de estudantes, técnico(a)s administrativo(a)s e docentes participantes da Plenária: Manifesto da Plenaria de Estudantes TAEs e Docentes
Ao final do Manifesto, solicitamos “(…) uma reunião conjunta da Diretoria Geral e dos Diretores de Unidade com as entidades representantes de estudantes, TAEs e docentes para debatermos o Plano de Retomada e seus desdobramentos nos diferentes campi. Queremos ser ouvidos, antes do início da implementação do Plano. Exigimos também respeito à autonomia das instâncias institucionais com prerrogativas de formular e executar o que está previsto no Plano de Retomada de Atividades Presenciais.”
SE VOCÊ LEU O MANIFESTO E APOIA SEU CONTEÚDO, ASSINE AQUI!
Assista a uma apresentação sobre o cenário da Covid 19 com a variante delta feita na Plenária: clique aqui!