SINDCEFET-MG | Sindicato dos Docentes do CEFET-MG
  • Home
  • INSTITUCIONAL
    • Sobre
    • Estrutura
    • Regimento
    • Atendimento
    • Nossa Sede
    • ANDES-SN
  • Notícias
  • Juridico
    • Ações DI-DIII e seus efeitos
    • Ação dos 3,17%
    • Reconhecimento de saberes e competências – RSC
  • Publicações
    • InformANDES
    • Cartilhas
      • Assédio Moral
      • Estágio Probatório
      • Regime de Previdência complementar FUNPRESP
      • Plano de Carreiras do Magistério Federal após a Lei 12.772/2012
      • A Previdência e os Docentes das Instituições Públicas
      • Carreira em Debates
    • Tabelas Salariais EBTT e MS
  • Filie-se
  • Contato

Conheça os grupos de trabalho do ANDES-SN e saiba como funcionam

25 de abril de 2025 Notícias
Compartilhar:

Os Grupos de Trabalho (GTs) do ANDES-SN são espaços de formação sindical não deliberativos, responsáveis por contribuir com a formulação política e também auxiliar a diretoria do ANDES-SN. Criados ao longo da história do Sindicato Nacional, pelos  GTs  docentes se mantêm atualizadas e atualizados sobre temáticas importantes para a sociedade e não apartam o  seu ativismo sindical da realidade social, destinando espaços para o debate de questões relacionadas à educação, à ciência e tecnologia, meio ambiente, classe, raça e gênero, ao sindicalismo e à própria organização da categoria.

Na prática, as seções sindicais fazem reuniões dos GTs para discutirem temas locais. A socialização do trabalho realizado acontece nas reuniões nacionais, coordenadas por membros da direção do ANDES-SN, responsáveis por cada GT.

Também nas reuniões nacionais são discutidas e recomendadas ações nacionais, como realização de encontros e outros espaços de formação e articulação.  Qualquer docente sindicalizada e sindicalizado pode contribuir com os grupos de trabalho. Para isso, é necessário entrar em contato com sua seção sindical e se integrar aos GTs locais.

Atualmente, o ANDES-SN conta com 11 grupos de trabalho, que subsidiam a diretoria.

GT de Política Educacional (GTPE)
É responsável por produzir, apresentar e divulgar análises sobre políticas educacionais em fase de construção ou implementadas pelos governos. Debate, estuda e analisa as leis estruturantes da educação no Brasil, como a Lei da Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e o Plano Nacional de Educação (PNE), assim como os projetos que buscam impor uma educação uniforme e acrítica, como o projeto “Escola sem Partido” e seus similares. Toda a sua produção é baseada no princípio da indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão e na defesa da educação pública, gratuita, estatal, laica e socialmente referenciada. 

GT de Trabalho de Política de Classe para Questões Étnico-raciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS)
Reflete, produz e elabora sobre, e para, os debates relacionados a gênero, questões étnicorraciais, sexualidade, pautas da população LGBTQIAP+, articulado com as ações e políticas sindicais que garantam espaços de formação e elaboração de materiais sobre esses temas. Está voltado para a defesa da garantia das políticas de combate às opressões dentro e fora do Sindicato Nacional, assim como busca construir uma agenda que dialogue com os movimentos sociais. O GTPCEGDS, via sua coordenação nacional e os GT locais das seções sindicais, também atua na luta contra o capacitismo, o assédio sexual, as violências contra mulheres, negras e negros, indígenas e população LGBTQIAP+ nas universidades, institutos federais e cefets. 

GT de Política e Formação Sindical (GTPFS)
Criado no VIII Congresso do ANDES-SN, em 1989, com a finalidade de acompanhar a transformação das Associações Docentes em Seções Sindicais, logo depois de ocorrer a transformação da Associação Nacional em Sindicato Nacional, o GT concentra os debates sobre formação política e sindical nas seções sindicais do ANDES-SN, a relação com sua Central Sindical (quando houver) ou espaços de atuação, em unidade de ação com outras entidades do funcionalismo público, da Educação e outros movimentos sociais. A construção de propostas de formação sindical e de organização política que são debatidas em Conads e Congressos têm no GTPFS uma de suas instâncias mais importantes de elaboração e difusão.

GT de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSSA)
Auxilia a Diretoria Nacional do ANDES-SN nos debates relacionados à Seguridade Social na perspectiva da proteção social: (1) da Saúde, enquanto política pública e suas interfaces com a saúde da trabalhadora e do trabalhador docente; (2) da Assistência Social; e (3) da Previdência Social, para ativas, ativos, aposentadas e aposentados. Cabe ao GT articular atividades de formação sindical e atuar em parceria com movimentos sociais, nacional e localmente, na defesa dos direitos à Saúde, à Assistência e à Previdência Social da classe trabalhadora.

GT de Política Agrária, Urbana e Ambiental (GTPAUA)
Inicialmente criado para debater a questão agrária, com o tempo, o GTPAUA foi sofrendo alterações a partir do acúmulo do Sindicato Nacional, no que tange à necessária e indispensável articulação entre a temática agrária, urbana e ambiental. O GT trata das temáticas relacionadas ao meio ambiente, à degradação ambiental e às consequências para a vida na cidade e para as comunidades e povos originários e tradicionais, como quilombolas, indígenas, ribeirinhas e ribeirinhos, entre outros. Discute as repercussões da apropriação privada da terra, nos meios urbano e rural, e seus impactos para a vida no campo e na cidade.

GT de Comunicação e Arte (GTCA)
Auxilia a Diretoria Nacional do ANDES-SN nos debates e na construção de políticas relacionados à comunicação, cultura e arte; e às pautas dos coletivos que protagonizam as manifestações populares e de resistência. Articula ações sindicais de fomento e mediação à produção artística; e propõe políticas de comunicação do ANDES-SN com suas sindicalizadas e seus sindicalizados. Busca garantir, principalmente nos dois principais eventos do sindicato, espaços de formação e expressão artística e cultural, que contribuam para a pauta das políticas anti-imperialistas, classistas, buscando várias perspectivas expressivas que denotem a arte e a comunicação como instrumentos políticos.

GT de Ciência e Tecnologia (GTCeT)
Criado em 1986, no XII Conad, inicialmente com a denominação de Grupo de Trabalho de “Política Científica e Tecnológica”, o GTCeT desde 2016, com a aprovação da Lei que define o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (MLCTI), tem discutido a redução dos investimentos em CeT, o viés privatizador da Inovação como foco no MLCTI, além dos impactos para a carreira docente nas Instituições de Ensino Superior (IES). O trabalho do GT tem por referência a defesa da Ciência e Tecnologia públicas para o desenvolvimento do país e para a melhoria das condições de vida do conjunto da classe trabalhadora. Os debates e estudos pautam a constituição das agências de fomento à pesquisa e o desafio da integração com as instituições de ensino, tendo como referência o tripé do ensino-pesquisa-extensão.

GT de História do Movimento Docente (GTHMD)
Fomenta o debate e a construção de políticas relacionadas à memória e à história do movimento docente, e sua relação com a história do movimento sindical no Brasil. Auxilia nos trabalhos do Centro de Documentação do ANDES-SN (Cedoc) e também faz interface com o resgate da memória de luta e resistência à ditadura empresarial-militar no país, realizado pela Comissão da Verdade do ANDES-SN.

GT de Fundações (GTFundações)
Criado em 2005, durante o 50° Conad, inicialmente em caráter emergencial e provisório, o GTFundações tem como objetivo realizar um diagnóstico nacional da situação das fundações de apoio à pesquisa nas IES públicas e colaborar na proposição de uma estratégia nacional de enfrentamento ao processo de privatização em curso. O tema de estudo deste GT continua atual e precisa ser impulsionado, com participação das seções sindicais, visando municiar a categoria com informações e análises a respeito das questões que envolvem a atuação das fundações de direito privado, das organizações sociais e dos fundos de investimento ligados às instituições de ensino superior públicas e seu caráter privatizador.

GT de Verbas (GTVerbas)
O GT Verbas foi criado no final da década de 1980 com o objetivo acompanhar o planejamento dos orçamentos públicos anuais, propor ações visando garantir a destinação destes recursos para as finalidades previstas na Constituição Federal, principalmente dos que financiam a Educação, a Saúde, a Segurança e os benefícios sociais à população em geral e às trabalhadoras e aos trabalhadores.

GT Carreira (GTCarreira)
O GTCarreira tem seu debate de constituição iniciado no primeiro Congresso da, ainda, Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior, em 1982. Seu objetivo é discutir o projeto de carreira única para o ensino superior público, com isonomia entre docentes ativas, ativos, aposentadas e aposentados, estruturada a partir da Dedicação Exclusiva como regime prioritário, para garantir o tripé ensino-pesquisa-extensão. Nesse GT são debatidos os elementos de desestruturação da carreira docente e feita a elaboração de propostas para a construção de uma carreira única que sirva como referência para a luta em todas as instituições de ensino públicas, tanto do ensino médio federal e estadual ligado às universidades estaduais, assim como para o ensino técnico e tecnológico e o ensino superior das três esferas: federal, estadual e municipal.

Fonte: https://www.andes.org.br/conteudos/noticia/conheca-os-grupos-de-trabalho-do-aNDES-sN-e-saiba-como-funcionam1

Post Anterior

Tabelas salarial da Carreira do Magistério das IFEs a partir de 1° de janeiro de 2025

Próximo Post

É FALSA a informação de que o reajuste salarial é apenas para docentes ativa(o)s

Campus Leopoldina: Mais um ato de vandalismo contra o SINDCEFET-MG

7 de abril de 2025

Apesar de queda, Brasil segue como país que mais mata pessoas trans no mundo

29 de janeiro de 2025

Deliberações da Assembleia Docente de 23 de julho

25 de julho de 2024

Abril de 2024: cenário de construção da greve no serviço público federal

7 de abril de 2024
UTFMG e UTFRJ:
Riscos e contradições do PL 5102/2023
Clique aqui para saber mais!

Conheça esse importante documento cujas proposições retratam a história de luta por uma Universidade e um Ensino Técnico e Tecnológico públicos de qualidade socialmente referenciada. Clique aqui, para acessar o Caderno 2 do ANDES-SN.

Acesse os links da Resolução que normativa o processo de solicitação e concessão de RSC e dos anexos mais recentes disponibilizados na página da CPPD, em 21/12/2022: Resolução CD 30/22 e anexos. Uma vez que você tenha montado seu processo, marque um horário com a assessoria jurídica da Seção Sindical, para uma revisão antes da submissão.

 

Facebook

Últimas Notícias

  • Cefast Aerospace vence competição latino-americana de satélites
  • Nota de Solidariedade ao Deputado Glauber Braga (PSol/RJ)
  • Nota da Diretoria do ANDES-SN de repúdio aos recentes feminicídios registrados no país.
  • Docentes debatem carreira, piso salarial, políticas afirmativas, novo ensino médio em eventos nacionais do ANDES-SN
  • Docentes fazem ato por de adicional de atividades penosas em localidades de difícil fixação

CONTATO

Telefone:
(31) 3643-3555
E-mail:
sindcefetmg@sindcefetmg.org.br
Endereço:
Rua Cap. José Carlos Vaz de Melo, 351
Nova Suíça, Belo Horizonte/ MG - CEP: 30.421-157
Expediente:
De segunda à sexta-feira entre 08 e 17 horas

Desenvolvido por Lucas Costa