Reunião com docentes em Contagem: rumo à paralisação em 8 de novembro
Participamos, neste 6 de novembro, de reunião na Unidade de Contagem, organizada pelo professor Gabriel Fagundes, representante do Departamento de Formação Geral para discutir os motivos da paralisação em 8 de novembro.
Reafirmamos a importância de fortalecermos a posição daqueles que negociam em nosso nome em Brasília. Nunca é demais lembrar: O que temos é reajuste zero para 2024! Medidas do Governo Bolsonaro prejudiciais ao(a)s trabalhadore(a)s do serviço público federal permanecem vigentes. Nenhum avanço na reestruturação de nossas carreiras.
Discutimos também a importância da luta pela revogação da Portaria 983/20 e da necessidade de reforçarmos junto ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão a posição de não capitular diante de uma Portaria, editada por um governo inimigo da educação, que desrespeita a autonomia da Instituição em organizar o trabalho docente, conforme está regulamentado na Lei de Criação da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Lei 11892/08).
Os professores presentes na reunião também reforçaram a compreensão que a Portaria 983/20, ao implicar o aumento dos encargos didáticos mínimos para 16 horas aulas, contraria a Lei que regulamenta as carreiras do magistério federal (Lei 12772/12), ao impedir que as e os docentes da carreira de EBTT realizem de forma indissociada o ensino, a pesquisa e a extensão.
Os participantes do encontro acolheram positivamente as razões da mobilização, o que reforça a construção que temos feito em todas as unidades no sentido de paralisar as atividades em 08/11.
Foi compartilhada uma avaliação positiva do encontro e a importância da presença da diretoria da Seção Sindical na Unidade, mediada pelo membro do Conselho de Representantes, interagindo com as e os docentes, informando e discutindo os temas da conjuntura.
Foi proposto que seja solicitado às chefias de departamento um espaço nas próximas Assembleias Departamentais, para discussão de temas sindicais, com a presença da Diretoria da Seção Sindical e, na impossibilidade de algum diretor ou diretora se fazer presente, contar com o professor Gabriel, na condição de participante do Conselho de Representantes do SINDCEFET-MG, para os informes e possíveis discussões.
Na construção das lutas, vamos fortalecendo a organização multicampi!