11 de agosto foi dia de luta! SINDCEFET-MG presente!
Em uma iniciativa da(o)s docentes do Departamento de História da Unidade de Belo Horizonte do CEFET-MG, apoiada pelo SINDCEFET-MG, fizemos uma leitura pública da ‘Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito’, no Campus Nova Suiça. Nas falas que se seguiram à leitura da Carta, destacaram-se a disposição de luta para fazer valer a palavra de ordem ‘Ditadura nunca mais!’ e o reconhecimento de que se defendemos hoje o respeito à vontade das urnas, muito temos que caminhar para uma democracia com justiça social e acesso pleno aos direitos por todo o povo brasileiro.
Na Praça Afonso Arinos e na caminhada até a Praça Sete, entidades estudantis, sindicais e do movimento social ecoaram as vozes de estudantes e trabalhadora(e)s em defesa da Educação, pela democracia, pelas eleições livres e pelo ‘Fora governo Bolsonaro’! Falas vigorosas e a disposição de ocupar as ruas para derrotar Bolsonaro e garantir que seja respeitado o resultado das urnas!
Na Casa do Jornalista, 51 representantes de entidades sindicais, estudantis e de outros setores organizados da sociedade civil, leram, na forma de um jogral, a mesma Carta lida ao final da manhã, no Campus Nova Suiça e em inúmeras Universidades e espaços públicos representativos da sociedade civil. SINDCEFET-MG e Regional Leste do ANDES-SN participaram da leitura da Carta, momento repleto de simbolismo da força para lutar por ‘Estado de Direito, Sempre’.
Para o SINDCEFET-MG, todas essas manifestações são repletas de significado de bandeiras historicamente defendidas pela Seção Sindical. Contudo, entendemos que a centralidade da luta está nas ruas. Por meio de movimentos de massa nas ruas, continuaremos lutando pelos nossos direitos como classe trabalhadora, para derrotar este governo de destruição e morte e para impedir qualquer tentativa de golpe!
Reafirmamos a consígnia aprovada no 65 CONAD: DERROTAR BOLSONARO NAS URNAS E NAS RUAS!