07 de setembro, Praça Vaz de Melo - Lagoinha, 09h
No Grito dos Excluídos, derrotar Bolsonaro nas ruas e nas urnas!
Neste 7 de setembro de 2022 em que se completam 200 anos da independência formal do Brasil, temos um país dependente economicamente e com sua soberania comprometida em diferentes dimensões, especialmente no tocante às suas fontes de energia e de riqueza naturais assim como ao sistema da dívida pública que abocanhará mais de 50% do que se arrecada em impostos para manter os lucros de banqueiros e rentistas do mercado financeiro, no ano de 2023.
A defesa da independência e de uma segunda abolição, caracterizam a luta do movimento histórico dos trabalhadores e trabalhadoras no país. A disputa da identidade do povo brasileiro implica a defesa da Nação, da simbologia da bandeira do Brasil, assim como das datas que marcam a nossa história. A superação da crise brasileira será impulsionada pelos movimentos sociais e movimento sindical na medida em essa força social organizada tenha como elemento constitutivo uma identificação profunda com o povo.
Vivemos um grave período histórico, neste 7 de setembro, marcado por um governo que promove o aprofundamento da crise econômica, política, ambiental, social e sanitária no Brasil. As eleições se aproximam e todas e todos somos chamados ao debate político, ao confronto de valores e ideias. No pleito que se aproxima estão em jogo o presente e o futuro do povo brasileiro como Nação.
O SINDCEFET-MG reaifirma seu compromisso com a construção de uma força social organizada capaz de sustentar e pressionar por mudanças efetivas na política, na economia e na institucionalidade, no sentido de um país justo e verdadeiramente independente.
Resistiremos à escalada autoritária que marca os 200 anos da independência. Não aceitaremos a captura dos símbolos nacionais, subtraindo deles o significado do compromisso com a democracia, os direitos sociais e a soberania.
Para derrotar Bolsonaro nas ruas, o SINDCEFET-MG soma sua voz, neste 7 de setembro, ao Grito dos Excluídos, que tem como tema “200 anos de independência. Para quem?”.
Participe deste grito por democracia, direitos sociais e soberania!
Data: 07/09/2022 (quarta-feira);
Concentração: 9h
Local: Pça Vaz de Melo (Av. Antônio Carlos com Rua Além Paraíba) – embaixo da passarela da Lagoinha
Encerramento da marcha na Ocupação Pátria Livre na Pedreira Prado Lopes, com intervenções políticas e apresentações culturais. Haverá venda de almoço a preço popular.