Por recomposição salarial e em defesa do serviço público!
Assembleia Docente do CEFET-MG decide paralisar as atividades neste 18 de janeiro!
A Assembleia Docente, reunida nesta segunda-feira, decidiu paralisar as atividades nesta terça-feira, 18 de janeiro, por recomposição salarial e em defesa do serviço público. A decisão da Assembleia reforça a mobilização liderada pelo Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado (FONACATE) à qual se somou também a convocação do Fórum Nacional dos Servidores Públicos Federais (FONASEFE), do qual participa o ANDES-SN.
Paralisaremos as atividades, em 18/01, para fortalecer a unidade que temos construído na luta contra a PEC 32, uma luta que conquistou uma importante vitória em 2021, ao impedir a votação da PEC. Temos a oportunidade de ampliar e fortalecer essa unidade no sentido de conseguir a recomposição de nossos salários, defasados, de 2018 até hoje, de pelo menos 27,7%, como retratado no texto ‘Defasagem salarial e desvalorização da carreira docente nas instituições federais de ensino’ (https://tinyurl.com/rrwcuw6a). De acordo com a Constituição, temos direito à recomposição anual. É o momento de lutarmos com o conjunto dos Servidores Públicos Federais (SPF) por essa reposição.
Aderir à paralisação do dia 18 é uma forma bastante concreta de demonstrarmos nossa disposição em construir a greve unificada. A posição da Diretoria e do Conselho Deliberativo do SINDCEFET-MG, apoiada na reunião do Conselho de Representantes e alinhada com o encaminhamento da reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) é o de chamar a categoria para a luta, é de paralisar no dia 18/01, com um ato simbólico, às 11h, em frente ao campus I, divulgando as razões da paralisação e o calendário de lutas.
Docente do CEFET-MG, como é destacado neste vídeo em defesa da Educação Pública (https://www.facebook.com/eudefendoaeducacaopublica) é a dimensão coletiva da luta que tem garantido, historicamente, importantes conquistas para que possamos desenvolver uma Educação Pública de qualidade socialmente referenciada.
Neste dia de paralisação, convocamos você a participar, a reconhecer e legitimar nosso espaço coletivo de discussão e deliberação. E, ao interromper as atividades, utilizar seus canais de comunicação para divulgar, ampliar e fortalecer a mobilização, assim como estabelecer um diálogo com a sociedade destacando que a qualidade do serviço público depende da valorização dos servidores e da garantia das condições de trabalho, aspectos negados por esse governo que aprofunda o arrocho salarial e os cortes orçamentários em áreas essenciais, como Educação e Saúde.
Foi também marcada uma nova Assembleia, que acontecerá em 26/01, às 15:10, para discutir e deliberar os encaminhamentos da reunião do Setor das IFES, realizada em 12/01, e o calendário de lutas proposto pelo FONASEFE:
- Construção de greve unificada do SPF com a pauta da reposição salarial: 19,9% (perdas durante o governo Bolsonaro, definido no FONASEFE), contra a PEC32, por melhores condições de trabalho e revogação da EC 95.
- Construção de uma pauta específica da educação com as demais entidades que atuam nas IFES.
- Calendário de lutas:
27/01 – Plenária virtual dos servidores;
28/01 – Coletiva de Imprensa sobre os encaminhamentos aprovados na Plenária;
02/02 – Ato em Brasília na abertura do ano legislativo;
14 a 25/02 – Jornada de lutas (Estado de greve);
09/03 – Deflagração da Greve pelas categorias.
Vamos à luta! Juntos somos mais fortes!