Após chuvas, setor foi interditado e nenhuma providência foi tomada para resolver o problema
Alagamentos e infiltrações interditam Setor de Estágios do Campus I do CEFET-MG
Na sexta-feira, 13, trabalhadores do Setor de Estágio do Campus I do CEFET-MG, anunciaram nas redes sociais que foram obrigados a interditar as atividades, pois o mesmo sofreu alagamento decorrente das fortes chuvas que aconteceram na última semana. Problemas apresentados numa calha destinada a escoar água da chuva sobre telhado do setor são responsáveis por infiltrações constantes no teto e paredes, as quais culminaram com a inundação.
Este setor é responsável por gerenciar as atividades de estágio dos alunos formandos da instituição e a paralisação do mesmo pode fazer com que muitos deles percam oportunidades de estágios para se formar.
No local, além das atividades do Setor de Estágio, estão os arquivos com todas as informações e memória sobre estágios do campus I, os quais correm sérios riscos já que os gotejamentos e a umidade excessiva do ambiente podem comprometer a integridade dos papéis.
O presidente do SINDCEFET-MG, Antônio Arapiraca, foi informado da situação e compareceu ao local para conversar com os trabalhadores que declararam que esta não é uma situação nova e que as infiltrações estão transformando o setor num local cada dia mais insalubre. “O cheiro de mofo é insuportável, as paredes estão descascando e o gotejamento do teto inviabiliza o funcionamento, mas o que mais me chamou atenção foi que, além dos trabalhadores estarem com a saúde em risco devido ao odor fétido e contaminante, o arquivo de estágio do campus I corre sérios riscos”, afirmou Arapiraca.
Ele também presenciou um grupo de estudantes que compareceu ao local para resolver pendências urgentes sobre estágios e que foram orientados a procurar a Diretoria de Educação Profissional e Tecnológica (DEPT), já que os responsáveis pelo setor, diante daquela situação, não tinham como fazer nada pelos mesmos.
O prejuízo para toda a comunidade acadêmica é enorme e os trabalhadores informaram ainda que até aquele momento nenhuma providência havia sido tomada por parte das chefias.
Na segunda-feira, 16, o SINDCEFET-MG enviará cópia desta matéria para todos os chefes de departamentos/coordenações e coordenadores de estágio dando ciência do ocorrido.
Abaixo temos uma galeria com mais fotos sobre a situação no setor. Créditos: SINDCEFET-MG e Arquivo do Setor de Estágio do Campus I.