Rumo à greve unificada do(a)s trabalhadore(a)s do serviço público no dia 23 de março
Uma reunião entre docentes do SINDCEFET-MG, que estão à frente da organização, com o grupo de mobilização da greve unificada foi realizada na quinta (24).
Inicialmente, foi reproduzido um dos vídeos da campanha “Eu defendo a Educação Pública” para fundamentar o debate proposto. Em seguida, foram realizados os repasses da reunião do setor do ANDES-SN, da Plenária Nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais, realizada no dia 23 de fevereiro, e a apresentação do Calendário de Lutas atualizado.
Diante dos informes apresentados, os participantes apontaram as dificuldades conjunturais de deflagração da greve, como exemplo a criminalização dos movimentos paredistas pela justiça e, especialmente, a dispersão decorrente do trabalho remoto. Todavia, foi de entendimento comum a necessidade de deflagração da greve e de enfrentar o desafio da mobilização.
A estratégia discutida para o período de férias foi de manter a categoria informada, sobretudo com o boletim semanal, que traz as últimas notícias sobre a construção da greve unificada. O boletim será publicado todas as quintas-feiras para somar forças para a luta e, a partir disso, dialogar com a categoria e fortalecer a mobilização para o dia 23 de março, data de início da greve por tempo indeterminado.
Ademais, docentes também apresentaram a proposta de criar um material amplo, em formato de folheto, ou ampliar o boletim para ultrapassar a base da Seção Sindical, que possa ser encaminhado para outros grupos e discutido com alunas/os e com a sociedade em geral.
Em síntese, os e as docentes do SINDCEFET-MG, que compõem o núcleo de mobilização, apostam na unidade das servidoras e dos servidores públicos para que a recomposição emergencial seja garantida e o serviço público valorizado!