Eleições Conselho Diretor: SINDCEFET-MG lança Carta Compromisso para candidatos
Prezados Colegas;
Nos últimos anos as Instituições Federais de Ensino (IFEs) passaram por significativos cortes nos recursos de custeio, entre outros recursos necessários ao bom funcionamento e expansão das atividades acadêmicas, em um contexto no qual se trona cada vez mais necessário fortalecer o compromisso com as demandas de desenvolvimento social, sobretudo vinculadas ao conjunto da classe trabalhadora.
Além dos desafios orçamentários, nossas instituições vivenciam sistematicamente um conjunto de ataques depreciativos vindos de setores reacionários da sociedade brasileira, em clara tentativa de descredibilizar todo o potencial da educação pública federal.
Compreendemos que uma das maneiras de fortalecer nossos espaços de decisão institucional frente às ameaças e ataques que tendem a se intensificar em um cenário que instiga nossa defesa intransigente da educação pública, sobretudo a educação politécnica, em todos os seus aspectos e sentidos, é o fortalecimento dos vínculos democráticos de nossa representação nos Órgãos Colegiados.
Queremos uma democracia que vá além da representação formal que muitas vezes é reduzida, única e exclusivamente, ao rito eleitoral, e que, após a posse dos nossos conselheiros, não garante necessariamente a continuidade do diálogo e da consulta junto à comunidade acadêmica.
Defendemos que nossos representantes possam exercer o hábito saudável de prestar contas dos seus mandatos, participando de nossas assembleias docentes, ouvindo e discutindo com nossos colegas sobre as questões que serão pautadas no Conselho Diretor, órgão máximo de decisão no CEFET-MG.
Essa questão se faz ainda mais necessária diante da possibilidade do CEFET-MG se tornar Universidade Tecnológica Federal (UTF), o que transfere ao Conselho Diretor, que será eleito nos próximos dias, uma grande responsabilidade na condução do processo de formulação do estatuto e resoluções para a nova instituição.
Por isso o SINDCEFET-MG está apresentando a presente carta compromisso a todas as chapas de docentes, concorrentes ao pleito do Conselho Diretor que ocorrerá no dia 30 de junho,
Entendemos que essa é uma das mudanças importantes e necessárias para que possamos avançar em um processo democrático em todas os aspectos em nossa instituição.
CARTA COMPROMISSO
Nós, candidatos e candidatas docentes aos cargos de membros do Conselho Diretor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), nos comprometemos, em sendo eleitos como representantes de nossos pares para o mandato no Conselho Diretor no período de 2026 a 2030, a acolher os convites de participação das assembleias docentes convocadas pelo SINDCEFET-MG com os seguintes propósitos:
a) Prestar os devidos esclarecimentos sobre dúvidas relacionadas aos pontos de pauta que serão apreciados pelo Conselho Diretor e atender, sempre que possível, aos convites em participar de nossas assembleias sindicais para diálogo direto com a nossa categoria.
b) Tratar de todos os assuntos considerados importantes e identificados pela diretoria do sindicato ou a pedido da nossa base sempre com antecedência em relação às datas de reuniões do Conselho Diretor.
c) Acolher as demandas e ou críticas a serem estipuladas pela diretoria do sindicato e ou pelas resoluções de nossas assembleias docentes, apresentando essas proposições junto ao Conselho Diretor quando for o caso.
Assinam:
- Samuel França e João Paulo Chaib;
- Igor Morici e Aline Bueno;
- Kécia Aline e Bráulio Chaves;
- Luiz Teodoro e Raphael



