Assembleia Docente do CEFET-MG reafirma a recusa ao PNLD 2021!
A Assembleia Docente, reunida em 28/07/2021, deliberou por fazer um novo chamado a professoras e professores do CEFET-MG a não aderir ao PNLD 2021.
Temos a prerrogativa da recusa garantida pela própria normatização do Programa. Não somos obrigados a escolher materiais didáticos que, além de incompatíveis com a organização curricular da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, retira do(a)s estudantes o direito a uma formação profissional integral que possibilite uma inserção crítica e qualificada no mundo do trabalho, assim como a continuidade de estudos no ensino superior. Essa é a formação que a juventude busca no CEFET-MG. Essa é a formação que lhe será subtraída com a adesão ao PNLD 2021, materialização da Contrarreforma do Ensino Médio, contra a qual lutamos fortemente, em 2017!
O PNLD 2021 nega a identidade e os pressupostos fundamentais de campos disciplinares historicamente constituídos em nome de uma interdisciplinaridade que não se sustenta na análise dos materiais didáticos ofertados pelo Programa. Ele se coloca na contramão de uma educação emancipadora, legitima relações precarizadas na preparação para o mundo do trabalho, sob a perspectiva do empreendedorismo. Com uma abordagem superficial e fragmentada, as obras não asseguram minimamente a formação humanística, científica e tecnológica que temos buscado, historicamente, com o Ensino Médio Integrado!
Infelizmente, apesar de manifestações reiteradas ao Conselho de Educação Profissional e Tecnológica feitas com base em discussões de Assembleias Docentes anteriores, o corpo dirigente do CEFET-MG não promoveu o necessário debate com toda a comunidade institucional. Com base no legítimo pressuposto da autonomia dos Departamentos em se posicionar quanto à adesão ao Programa, renunciou à necessária liderança desse processo que significa defender o Ensino Médio Integrado e combater a Contrarreforma do Ensino Médio, que bate às portas da Instituição por meio do PNLD 2021.
Essa Contrarreforma é uma reedição para a Educação Profissional do Decreto 2208/98, que teve como propósito desmontar a educação de excelência ministrada pelos CEFET, Escolas Técnicas e Agrotécnicas. A Assembleia Docente questionou por que membros do corpo dirigente que lutaram contra a implementação do referido decreto que implicava na extinção do Ensino Médio Integrado, hoje se ausentam de conduzir essa defesa da Instituição. Pois o entendimento é o de que o ataque é o mesmo, porém com nova roupagem e de forma mais autoritária.
Finalmente, a Assembleia Docente, conclama professoras e professores do CEFET-MG a dizerem não ao PNLD 2021, buscarem alternativas que possibilitem ao(s) estudantes materiais didáticos coerentes com o currículo vigente na Instituição e reivindicarem do corpo dirigente da Instituição o suporte necessário para a concretização dessas alternativas.
Estejamos juntos na defesa e na prática de uma educação pública de qualidade socialmente referenciada! Neste momento grave da nossa história, em que a educação pública é fortemente atacada, com cortes orçamentários e uma política de privatização executada em diferentes frentes, é imperativo e urgente dizer não ao PNLD 2021!
Diretoria e Conselho Deliberativo do SINDCEFET-MG.
30/08/21.
Assista ao vídeo com depoimentos de docentes apresentando razões para a não adesão ao PNLD 2021: clique aqui!