Docentes ainda não decidiram data de deflagração, mas apoiam movimento nacional de Greve
Aprovado Indicativo de Greve no CEFET-MG
Entre os dias 20 e 27 de maio, os docentes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), se reuniram em assembleias realizadas em 8 cidades do estado de Minas Gerais e aprovaram indicativo de Greve Docente.
A data de deflagração da Greve ainda será avaliada pelos professores da instituição, que decidiram observar o cenário e discutir mais a questão da Greve nos campi. Segundo a vice-presidente do Sindcefet-MG, Suzana Zatti, o indicativo é uma forma de sinalizar apoio explícito à Greve Nacional dos Docentes das Instituições Federais de Ensino, que começou hoje. “É fundamental deixar claro para a sociedade que não concordamos com os cortes de verbas e com as perdas de direitos que os professores e trabalhadores em geral acumulam”, afirmou a professora.
Já, o Secretário de Assuntos Educacionais do Sindcefet-MG, André Monticeli, apontou que a decisão da diretoria do Sindcefet-MG de adotar a metodologia de assembleia estendida, indo assim a todos os campi da instituição, foi muito acertada. “Percorremos 1758 km para irmos até os campi e percebemos que as assembleias estendidas tiveram um efeito muito positivo, já que proporcionaram um momento muito importante para uma maior participação da comunidade docente de toda a instituição. Pude perceber como os docentes do interior do estado se sentiram valorizados, pois puderam ser ouvidos”, avaliou Monticeli que é professor da Unidade de Varginha.
O Comando Nacional de Greve já foi instalado na sede do ANDES-SN em Brasília e a partir do dia 03 de junho o Sindcefet-Mg realizará outra rodada de assembleias para avaliar a conjuntura do movimento grevista e decidir sobre a possibilidade de adesão à Greve nacional.
Vejam abaixo a tabela de votação por Unidade.