Em defesa do emprego e do caráter público do transporte metroviário!
Moção de apoio à greve dos metroviários de BH!
No dia 31/12/2021, a Diretoria e o Conselho Deliberativo do SINDCEFET-MG declararam o seu apoio à greve das trabalhadoras e dos trabalhadores metroviários de Belo Horizonte, que desde o dia 23 de dezembro deste ano, paralisaram suas atividades em defesa de seus empregos e contra a privatização da CBTU.
Ontem, dia 04/01/2022, a Diretoria Nacional do ANDES-SN publicou um nota de apoio com o mesmo teor.
O governo federal juntamente com o governo do estado de Minas Gerais empreendem uma política de privatização do metrô da capital. Visam transformar o que é hoje uma prestação de serviço público de mobilidade urbana para a população em mercadoria rentável para empresários do setor. Com essa política, além do prejuízo à população que já sofre com a alta das tarifas do metrô e o seu sucateamento, os metroviários estão ameaçados de perderem os seus empregos, conquistados por meio de concurso público.
A Diretoria e o Conselho Deliberativo do SINDCEFET-MG, bem como a Diretoria Nacional do ANDES-SN, reiteram seu posicionamento contrário à privatização do metrô de BH e de defesa da abertura de negociações com os grevistas a fim de se chegar a uma proposta que garanta os empregos das trabalhadoras e dos trabalhadores metroviários assim como o caráter público desse importante serviço prestado à população da capital mineira.
Diretoria e Conselho Deliberativo do SINDCEFET-MG
Diretoria Nacional do ANDES-SN