Leitura da Carta em Defesa do Serviço Público
Não seremos silenciados!
Na semana deste 7 de setembro, programamos afixar faixas com os dizeres ’33 milhões com fome. Existe independência?”, nos campi Nova Suiça, Nova Gameleira e Timóteo. Em um primeiro momento, as Diretorias das Unidades Nova Suiça e Nova Gameleira não autorizaram a afixação das faixas, com base em impedimentos determinados pela legislação eleitoral. Após uma conversa com o Diretor Geral e a reafirmação por ele da liberdade e responsabilidade do SINDCEFET-MG sobre as manifestações políticas que promove (anexo 1), a Diretoria do Campus Nova Gameleira autorizou a afixação da faixa (anexo 2). A Diretoria de Timóteo pediu para aguardar a consulta que faria ao Diretor Geral, porém mesmo após ter tomado conhecimento da resposta à consulta que assumiu fazer, não respondeu em tempo suficiente para a afixação da faixa.
A Diretoria do Campus Nova Suiça manteve seu posicionamento inicial (anexo 3) e, ato contínuo, desautorizou também a atividade programada para 14/09, no hall da Unidade, às 12:30, quando realizaríamos a leitura da ‘Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do serviço, das servidoras e dos servidores públicos’ (anexo 4). A justificativa, com base na lei eleitoral, aponta a inadequação da carta, ao referir-se a Bolsonaro e sua política de desmonte do serviço público por meio da PEC 32 (anexo 5). A leitura da carta é uma convocação nacional do FONASEFE a todas as entidades representativas das trabalhadoras e trabalhadores do serviço público.
Reconhecemos que a Diretoria do Campus Nova Suiça, até esse período de 90 dias que precede as eleições, não exerceu qualquer tipo de censura aos conteúdos de nossas manifestações. Mas nesse momento grave da nossa história, interpreta a legislação eleitoral de uma forma que implica o cerceamento de nossa liberdade de manifestação política. Ainda que não queira, se alinha às forças que buscam, por todos os meios, criminilizar e silenciar os movimentos sociais e sindical.
Mas não seremos silenciados! Por isso, convidamos toda a comunidade do CEFET-MG a participar da leitura da ‘Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do serviço, das servidoras e dos servidores públicos’, na portaria da Av. Amazonas, do lado de fora do Campus, no dia 14/09, às 12:30.
Esperamos você para se somar às vozes que não se calarão e exercerão seu legítimo direito de manifestação política!
Anexo 2: