Comunicado sobre o Fundo de Greve
Fundo de Greve é patrimônio da categoria para fortalecer a nossa luta!
A Assembleia Docente do CEFET-MG, reunida em 15 de abril de 2024, conforme convocação amplamente divulgada e publicada na página do SINDCEFET-MG (https://sindcefetmg.org.br/participe-da-assembleia-docente-que-constituira-o-fundo-de-greve/) , deliberou sobre pauta única, a saber, a constituição do fundo de greve. Conforme alínea V do Art. 44 do Regimento da Seção Sindical, foi aprovada a contribuição sindical extraordinária para o fomento do fundo de greve, no valor de 1% sobre o vencimento básico + RT. Trata-se de desconto único, a ser realizado no salário do mês de junho de 2024.
O Fundo de Greve tem por objetivo custear todas as atividades do Comando Local de Greve (CLG) para a mobilização durante a greve, instrumento de pressão coletiva dos trabalhadores. É com este aporte extra que o CLG realizará as atividades como: caravanas, abordagens de convencimento, materiais impressos, manutenção de representante do CLG no Comando Nacional de Greve (CNG) em Brasília e demais atividades relacionadas à Greve.
As contribuições mensais custeiam o dia a dia do Sindicato, enquanto o Fundo de Greve permite que se possa ir além nas lutas, já que nos períodos de greve, as despesas do SINDCEFET-MG ultrapassam a arrecadação mensal dos filiados.
O CLG será o responsável pela gestão do Fundo de Greve, prestando contas para a categoria nas Assembleias Docentes. Após o movimento de greve, a Assembleia Docente decidirá o destino do saldo do Fundo de Greve, caso esse seja positivo.
A contribuição para o fundo de greve é tradição no SINDCEFET-MG em seus 43 anos de existência e no movimento sindical desde os anos de 1980. Dessa maneira, grandes greves e mobilizações ficaram marcadas na história de luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho, logo, estabelecer o fundo de greve neste momento é reforçar os laços de solidariedade e manter a força da categoria que trará benefícios para todos o(a)s professore(a)s.
Porém, é direito do filiado optar por não contribuir com o Fundo de Greve. Dessa forma, solicitamos que os professore(a)s filiado(a)s ao SINDCEFET-MG, que não concordam com a contribuição extra no salário de junho, solicitem a não cobrança do valor, oficializando, por e-mail, o pedido para a diretoria do SINDCEFET-MG até o dia 07/05/2024.
Tal solicitação deverá ser endereçada para: sindcefetmg@sindcefetmg.org.br
Comando Local de Greve